Chinatown - The Magazine Edição Nº 8
Uma entrevista com Chen Zhenglei
Chinatown - The Magazine, em conjunto com a Rádio BBC - GMR Eastern Horizon, encontrou com Chen Zhenglei (CZL), durante sua recente visita a Europa. CZL. CZL é um dos mais notáveis epoentes do Taijiquan (Tai Chi Chuan) na China atual e tem sido reconhecido pelo governo chinês como um dos dez maiores artistas atuais vivos.
A entrevista foi conduzida em mandarim por Nana Feng (NF) de Eastern Horizon. Traduzida por Davidine Sim.
NF: Você pode nos dar uma história concisa do Taijiquan?
CZL: Taijiquan tem uma história de várias centenas de anos. Há lendas sobre um certo Zhang Sanfeng de Wudang ser o criador do Taijiquan, mas isto está mais para o reino do folclore. Pesquisas históricas confiáveis determinam que o Taijiquan surgiu em Chenjiagou (Vila da Família Chen), na Provícia de Henan. Chen Wangting, Da nona geração da família Chen criou o Taijiquan baseado nas artes marciais da família. Chen Wangting era um estudioao, além de um guerreiro. Com base no sistema marcial da família, ele incorporou os estudos do princípio Yin-Yang, da teoria jingluo (canais e meridianos) da Medicina Tradicional Chinesa, a arte de daoyin/tu-na, que hoje é conhecido como qigong, e a observação do fluxo da natureza e fisiologia do corpo humano para criar o que é conhecido como Taijiquan. Na décima-quarta geração ele foi ensinado para pessoas fora da família, e daí se ramificou em quatro outros principais sistemas de estilos Yang, Wu, Wu (Hao) e da família Sun.
NF: O quanto voc~e acha que o estilo Chen do Taijiquan é hoje?
CZL: Nos últimos vinte anos, seguindo a abertura da China, o contato com o mundo exterior é agora um lugar comum. Tem havido um aumento no número de visitantes à China para “buscar a raiz”, “investigar a família”, “buscar um mestre”, “aprender a experiência” e “ver com os próprios olhos”. Isso tem permitido um aumento no interesse sobre a cultura chinesa, especialmente o Taiji tradicional, que é uma arte representativa da China. Pessoas têm vindo a China para perceberem que o Taiji não é um wushu (arte marcial) comum, mas é cercada de profundos valores culturais. Através do estudo do Taiji as pessoas podem vir a apreciar uma excelente cultura antiga, especialmente a filosofia de mudança - estudo do Yin-Yang contido no Yijing.
Taijiquan não é a intensificação da saúde, refinamento, busca de lazer, auto-defesa; é um princípio completo de melhoria de qualidade de vida que tem sido adotado por inúmeras pessoas. Neste tempo de relativa saúde econômica, as pessoas estão em busca de atividades que permitam maior vitalidade, lazer e tranquilidade. Taiji se encaixa exatamente aí. Com o aumento do fluxo de pessoas para a China para aprender estas experiências, o governo chinês tem auxiliado e promovido o Taiji. O atual 7º Festival Nacional de Taiji alcançou um grande sucesso, acompanhado por mais de 10 mil espectadores, visitantes e competidores, e transmitido pela principal TV nacional, bem como todas as estações de TV provinciais. Taiji será um dos esportes de demonstração de wushu (arte marcial) nos Jogos Olímpicos de 2008, com grande chance de futuras inclusões nos Jogos.
NF: Como o Taiji se tornou muito popular, haverá pessoas inescrupulosas e desqualificadas que explorarão a situação, utilizando superstições e misticismo no meio de autênticos praticantes. O que você acha disso?
CZL: Na China há um ditado: “Uma curva não pode dominar uma reta”. É importante ter o método correto. Eu acredito que se há a presença do caminho verdadeiro, então será mais difícil ao caminho errado tomar pé. Outra coisa é a educação. Com a educação correta, as pessoas são menos passíveis de serem enganadas.
NF: Você pode nos dar alguns conselhos de como aprender Taiji - os sins e os nãos?
CZL: As percepções das pessoas quanto ao Taiji freqüentemente estão erradas. Elas acham que é uma atividade de velhos, e os movimentos parecem “sentindo seu caminho no escuro” ou “tateando por peixe na água”. Este não é o objetivo do Taiji. O Taiji requer que a pessoa esteja “song, rou, man” (desprendida, maleável, vagaroso).
Seus critérios são diferentes de outros wushu, com seus próprios aspectos marcais de força e velocidade, movimentação de punhos e golpes de pernas. Taijiquan é um sofisticado neigong quan (arte marcial interna) de alto nível. A fim de alcançar seus maiores objetivos, as exigências de treinamento são diferentes. “Song, rou, man” são métodos de treinamentos, não o seu objetivo máximo. Por que nós necessitamos disso? Porque nós somos limitados pelo que é tido como qi pós-natal - a energia que é adquirida após o nascimento para sobreviver no mundo - para crescer, viver, trabalhar duro. Este qi é absorvido do alimento que comemos, da água que bebemos e do ar que tomamos do nosso ambiente. Essa armadura resistente é para a labuta diária, e diferente da resistência que esperamos nos blindar com a prática do Taiji. Nós devemos primeiro liberar o corpo da força inflexível exigida para trabalhar a fim de recuperarmos nosso qi pré-natal protetor - portanto o “song, rou, man”. “Song” (desprendimento) a fim de adquirir elasticidade e vigor, “rou” (maleabilidade)a fim de adquirir uma proteção de força metálica; e “man” (lentidão) a fim de cultivar a velocidade.
Uma vez compreendido isso, você precisará de instruções apropriadas e então prosseguir a estágios de progressão, antes de atingir seus objetivos. Uma série de enganos se levantam da prática lenta do Taiji.
NF: Onde as pessoas podem achar instrução?
CZL: A afirmação oficial chinesa diz, “Taijiquan estilo Chen é um recém-chegado que tem se superado”. Taijiquan estilo Chen tem sido o mais conhecido e largamente praticado, particularmente seguindo a criação e a promoção dos 24 Passos Simplificados aprovado pelo estado. Nos últimos vinte anos, contudo, muitos devotos iniciaram o rastreio da raiz do Taiji e a trilha que os leva a Chenjiagou, onde eles vêm a verdadeira face do Taiji. Estudantes estimulados pelos professores de Chenjiagou estão agora pelo mundo promovendo a arte, e a um grande público tem agora o conhecimento do estilo Chen, com suas características únicas. Ele compartilha com outros estilos a linha de movimentos lentos, suaves, fluidos e confortáveis, mas tem mantido as características originais de alternar o lento com o veloz, o suave com o forte, e a vivacidade com o solto, elasticidade e maleabilidade, saltando e pulando, juntamente com movimentos oscilantes espirais, distingue-o de outros. Por isso, quem tem rastreado o ancestral do Taiji, ele tem se tornado uma paixão ardente.
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A Forma como Fundamento da Prática do Taiji
Mestre Ma Hong
O trabalho de base do Taijiquan, (Tai Chi Chuan), está na própria Forma do Taiji. Em outras palavras, somente através da prática da Forma do Taiji você poderá obter todos os benefícios do Taijiquan, seja ele para a saúde, para a defesa própria ou por apreciação da arte. Quanto mais você praticar a Forma mais base você terá.
Chen Pin-san, um grande mestre da 16ª geração da família Chen certa vez disse: -“Pratique dez mil vezes e você virá a entender Taijiquan”. O fundador do estilo Wu, Wu Jian-quan de Taijiquan, pedia a seus estudantes tentarem fazer 10 mil vezes em 3 anos.
O meu professor mestre Chen Zhao-Kui (filho de Chen Fake) disse:- “A prática da Forma é o mais importante trabalho de base porque a Forma é o resultado final da experiência acumulativa de luta. A maioria das artes marciais em seu estágio inicial é somente composta de posturas individuais. Estas posturas crescem em número e tornam-se uma forma de arte marcial. Praticando,a Forma capacitará você a defender-se numa luta.” Ele também afirmou:- “A Forma é a base do Tui Shou. Tui Shou (Push Hands)é um esquema para testar a exatidão da Forma. O Tui Shou é uma ponte entre a Forma e a luta livre. Fazer Tui Shou sem praticar a Forma produz algumas habilidades em auto-defesa, mas sem o trabalho de base você não pode continuar a melhorar e aumentar sua habilidade para um nível mais alto.”
Por que os grandes mestres do passado davam bastante ênfase à prática da Forma? Porque é somente através da prática da Forma que você pode conseguir os benefícios de boa saúde, auto-defesa e prazer de uma grande arte marcial. Se você pratica Taijiquan para a saúde, você tem que praticar a Forma para ativar a circulação da sua energia interna.
Do ponto de vista da arte marcial, embora o Tui Shou seja uma parte indispensável do treino de Taiji, há muitas posturas na Forma do Taiji que são muito úteis na luta livre. Chutar, bater com os cotovelos não são permitidos na competição de Tui Shou. Igualmente na luta livre algumas técnicas são proibidas. Todavia, todas estas estão contidas na Forma do Taiji.
Você pode aprender e desenvolver a habilidade de luta praticando a Forma.
Para a apreciação da arte (marcial), você terá que praticar a Forma, sem a qual as pessoas não podem apreciar a graça, a beleza,etc do Taijiquan. Resumindo, podemos dizer que sem a Forma não há Taijiquan.
SEIS CARACTERÍSTICAS DO TAIJIQUAN
Para ser um bom praticante de Taiji, sua forma de Taiji deve estar de acordo com as seguintes características: Posturas Corretas, Energia Interna Fluindo, Aplicação Clara das Artes Marciais,Flexibilidade Eficaz, Aparência Elegante e Consistência com a teoria do Taiji.
I - FORMA CORRETA
Da mesma forma que aprendemos caligrafia ou pintura, quando aprendemos Taijiquan há um período em que devemos copiar os movimentos do professor. Seus movimentos terão que serem coretos. Este período é crucial para o desenvolvimento futuro. A instrução do professor também é importante. Como diz o provérbio:”Tal professor, tal aluno.” Portanto, se você está ensinando ou aprendendo, você não deve levar este período levianamente.
A Forma correta do Taijiquan deve conter as seguintes condições:
1-Manter o corpo ereto. Você deve lembrar-se,de que ao dobrar os joelhos, eles não devem passar da ponta dos dedos dos pés.
A parte interna das coxas deve estar arredondada e solta. Relaxe seu peito e afunde sua cintura. Suspenda o topo da cabeça, solte seus ombros e deixe cair os cotovelos. Sua energia deve submergir igualmente. Esta exigência é a mais importante de todas.
2- Preste atenção no início, meio e fim dos pontos de cada movimento, assim você poderá fazê-los corretamente.
3- Tenha certeza de que está claro o “chan si jing” (força do enrolar a seda): se é “shun chan” (virar as palmas para fora) ou “ni chan” (virar as palmas para dentro).
4- Preste atenção para seus passos e posições, incluindo o “shun chan” e “ni chan” de suas pernas.
5- Assim como abrir e fechar o peito e a cintura, você deve saber quanto e em qual direção virar.
6- Quando trocar o peso, esteja certo que a parte interna das coxas se move numa curva mais baixa (como o fundo de uma panela chinesa), e saber onde seu peso está. Deve estar claro também como mover os quadris de acordo com a troca de peso.
7- Saber onde deve olhar.
8- Respirar apropriadamente com o movimento.
Se você lembrar dos pontos acima e praticar de acordo com estas regras, você será capaz de melhorar rapidamente.
II- FORÇA TOTAL INTERNA
Se você pratica a Forma corretamente seu “nei jing” ou força interna desenvolverá gradualmente. O que é “nei jing” então?
“Nei jing” ou força interna é a força total interna é a força total do corpo,a energia e a mente. É muito semelhante à força comum. A diferença é que “nei jing” é mais flexível. Tem as seguintes características:
1- É a força completa de todo o corpo a qual é obtida através a própria coordenação do corpo, braços e pernas. Todo nosso corpo deve estar relaxado e os dedos dos pés bem firmes no chão. Nós podemos bater com os pés no chão e fazer uso da força que salta de volta dos pés e percorre o corpo.
2- Esta força é gerada pelo círculo interno do “dantian” (abaixo do abdome).Sem pré que você se move seus movimentos devem originar-se do “dantian”. Em outras palavras, eles devem ser controlados pela cintura. “Se sua cintura não se move, você não se move”, ou “se o interno(dantian) não se move o externo não deve se mover.”
Os clássicos de Taiji dizem: “A coisa mais importante é que tudo deve ser conduzido (incluindo desvios e contra-ataques) pelo peito e cintura, “o que é realmente levado do “dantian”.O círculo interno do “dantian” pode dar grandes benefícios à saúde.
3- Esta força exige uma estreita coordenação da respiração com os movimentos.
4- É uma força bem equilibrada composta de dureza e suavidade.
Wang Zong-yue (Tsung-Yueh) no seu “Taijiquan Lun” disse:-“Yin e Yang mutuamente somam e trocam um com o outro. Assim, você pode dizer que entende Jing (força interna). “A Forma do Taiji consiste do duro e do suave, do abrir e fechar, do material e imaterial, misturados entre si.” No Tui Shou há misturas de desvios e ataques ao mesmo tempo. Tudo isso mostra como Yin e Yang estão em ação no Taijiquan.
5- É uma força espiral produzida por “shun chan” e “ni chan”. “Chan Si Jing” ou força de enrolar a seda é produzida não somente através do girar de mãos e braços, mas também pelo girar de todo o corpo: braços, pernas e cintura. É por isso que se pode ver um praticante de Taiji mover-se em espiral para cima e para baixo. “Chan Si Jing” ajuda não somente sua energia circular fluentemente pelo caminho da energia de seu corpo, mas também envia uma poderosa força.É a essência do Taijiquan. O fato de o praticante de Taiji ser capaz de seguir e permanecer, desviar e bater ao mesmo tempo, depende muito do ‘Chan Si Jing” ou força espiralada. A razão pela qual o praticante de Taijiquan pode ativar o fluxo de sua energia e regular a função de seus órgãos internos é também próprio desta força.
6- É uma força de sobreposição. Sua força interna se move primeiro para a esquerda se quer ir para a direita e vice-versa, e da mesma maneira subirá primeiro se quer descer e vice-versa. Em outras palavras, ela se move primeiro na direção oposta e os movimentos do peito e cintura tal como o abrir e o fechar, também trabalham do mesmo modo.
7- É uma força bem equilibrada que exige que o praticante afunde ligeiramente a cintura e a perna direita se seu poder de ataque estiver na esquerda e vice-versa. Sua cintura deve mover-se para trás se ele descarrega a força para a frente.
8- É uma força que se move de uma parte do corpo para outra, muito semelhante aos movimentos de uma minhoca.
9- É uma força de 3 partes bem coordenadas:topo, meio e base. (Nota do tradutor inglês: as três partes podem se referir a todo o corpo: a parte de cima, do meio e a de baixo. Elas podem também se referir aos membros como os braços: ombros cotovelos e palmas.
Quando uma das partes do corpo é atacada as outras duas terão que dar suporte. Por ex. se você agarrasse minha mão eu atacaria você com meu cotovelo ou até mesmo com meu ombro se estivesse próximo o suficiente. Quando praticar a Forma solo, você deve mostrar que sua força interna vem do ombro,do cotovelo e então da mão. Naturalmente que ela vem primeiro dos pés, então da cintura e depois dos ombros).
10- É a força que capacita você a estar bem centrado e equilibrado para mudar o peso de seu corpo.
11- É a força produzida na cintura que se move primeiro para baixo, depois para cima (uma das características do “chan si jing”).
12- É uma força de elasticidade que é flexível e explosiva.
As características acima sobre a força interna são adquiridas pela correta e cuidadosa prática do Taijiquan.
III- APLICAÇÃO CLARA DAS ARTES MARCIAIS
Taijiquan é uma arte marcial, nem mais nem menos. Como tal, sua aplicação como arte marcial é sua essência ou fundamental conceito. Os clássicos de Taiji dizem: “praticar a Forma é praticar luta. Contudo, a aplicação das artes marciais é o mais importante elemento do Taijiquan.
Ao praticar a Forma do Taiji você deve:
1- Conhecer sua própria posição e a de seu oponente. Tenha certeza de que você sabe quando e onde ele quer atacar.
2- Tente entender a aplicação das artes marciais em cada movimento; se é usado para atacar ou neutralizar, se é desviar, retroceder, pressionar ou empurrar, etc. Isso capacitará você a praticar com o sentido de intencionalidade mostrando claramente que você está fazendo uma forma de arte marcial e não uma dança ou um exercício físico.
IV-FORÇA FLEXÍVEL
Se você pratica Taijiquan para a saúde, auto-defesa ou por arte, você deve mostrar uma grande força. O ditado “use a mente e não a força”, não está completo. Enfatizar o uso da mente está correto mas não usar a força está incorreto porque usando a mente você pode produzir a força. Sua forma de Taijiquan deve mostrar qualidades como: força, velocidade, elasticidade e vigor. Por outro lado não é um esporte. A força de seu Taiji deve ter essas características:a mistura de Yin e Yang- força do corpo todo, força produzida por “shun chan” e “ni chan”, a força de elasticidade das quais a força em espiral, a força de elasticidade e a força produzida pela mente e o “Dantian”, são de valor especial.
Como você pode treinar para aumentar sua força flexível?
Eu recomendo que você trabalhe duro no seguinte:
1- Aumente o tempo de sua prática. Pratique no mínimo 10 vezes ao dia, e assim que você puder faça 10 mil vezes em 3 anos.
2- Mantenha suas posturas baixas para aumentar sua durabilidade e força. Meu professor Chen Zhao-kui chamou o treino de posturas baixas, de treino de “posições em movimento”. Isso pode aumentar a flexibilidade e durabilidade das juntas de seus ombros, quadris, joelhos e tornozelos, fazendo a coordenação possível de todas as juntas em todo o corpo.
3- Pratique movimentos isolados algumas vezes.Faça-os com “fa jing” que significa poder de descarga. Você pode pedir ajuda a seu professor nesta prática, a qual se adapta principalmente à pessoas jovens e vigorosas.
4- Você deve fazer “tui-shou” para fortalecer sua agilidade e flexibilidade. Tui Shou (push hands), pode ajudar a você sentir a força de seu oponente. Assim você pode seguir fazendo uso disso, ou neutralizar e contra-atacar ao mesmo tempo.
5- Você deve valorizar sua Forma de Taiji com treino de exercícios de poder para aumentar sua força interna. Por ex. pratique a Forma longa, a bola de Taiji, tambor de Taiji, etc. Você pode até bater no saco de pancadas, mas deve bater com movimentos espirais e força elástica (força de mola).
6- Pratique com toda sua vontade. Alguns cientistas e artistas marciais têm provado que a mente humana pode produzir força. Quando treinar imagine que você está lutando com um oponente. Use a mente para induzir a força, para golpear seu oponente. Pratique dessa forma e sua mente poderá produzir uma grande força. Esta é a razão, o porquê de os praticantes de Taiji enfatizarem o uso da mente quando praticam Taiji.
7- Pratique com velocidade variada: lenta e rápida, misturadas uma com a outra.
V- ESTILO ELEGANTE
A tradicional cultura chinesa, seja ela caligrafia, pintura, drama, música ou artes marciais, põe muita ênfase no estilo. Taiji não é uma exceção. Exige dos praticantes expressarem o verdadeiro espírito do Taijiquan através de seu próprio estilo na sua própria forma. Para atingir este objetivo você necessita de:
1- Entender a filosofia do Yin e Yang que permeia a tradicional cultura chinesa e é a base de todas as suas artes.
2- Entender a estratégia de combate do Taijiquan:fique calmo e encare seu inimigo. Se não atacarem você não há necessidade de contra-ataque. Se tentarem lhe ofender, você deve estar certo de ganhar a batalha. Sempre mostre que você está calmo e confiante quando está praticando Taijiquan.
3- Dê um bom treino para sua mente através da prática da Forma solo(sozinho). Você deve mostrar que está no melhor estado de sua mente e pode lutar contra todas as situações quando exigidas. Assim, sua forma deve estar tão plena de energia que mostra aos expectadores que você está numa grande disposição. Praticar Taiji não é somente um treino do corpo, mas também um treino da mente. Assistir pessoas praticando Taijiquan é um grande prazer para a mente.
4- Mostre o ritmo do Taijiquan. O lento e o rápido, o suave e o duro, o abrir e o fechar, o retorcer-se e o girar de todo o corpo, etc, são estruturas básicas do Taijiquan. Elas trabalham com harmonia para mostrar a graciosidade do Taijiquan, o qual às vezes parece um dragão voando ou uma serpente deslizando, e outras vezes é como nuvens flutuando ou riachos correndo. Diz o ditado:-“O corpo todo parece tão suave e sem ossos, mas uma vez que a energia esteja livre, qualquer parte do corpo pode ser usada como uma mão para atacar”, é um excelente exemplo deste tipo de ritmo.
VI- CONSISTÊNCIA DA TEORIA DO TAIJI
Você deve aprender a teoria básica do Taiji e usá-la como um guia para sua prática, de modo que cada movimento satisfaça exigências da filosofia do Taiji. Certamente ajudaria se você tivesse um conhecimento de:
1- A afinidade entre a teoria do Taiji e a filosofia tradicional chinesa.
2- Medicina tradicional chinesa,especialmente a parte dos caminhos da energia no corpo humano, de modo que você pode entender como a energia flui.
3- A relação entre Taiji e saúde.
4- Física, que ajudará você a entender melhor a força interna e a aplicação das artes marciais.
5- Os clássicos de Taiji. Estude isso cuidadosamente de modo que sua forma esteja correta e consistente com a teoria falada nos clássicos de Taiji.
A experiência nos diz que aqueles que entendem a teoria do Taiji e podem colocá-la em prática, aprendem Taijiquan muito mais rapidamente que os outros. A teoria ajuda as pessoas a entenderem como o Taiji funciona e proporciona-lhes uma maneira de aprender por eles próprios.Bons professores devem ensinar a teoria do Taiji e mostrar como isso é aplicado na Forma do Taiji e no Tui Shou, de modo que seus alunos possam continuar a aprender por si mesmos.
O PROCESSO DO TREINO DE TAIJIQUAN
Isso significa na essência, o processo de constantemente corrigir e refinar sua Forma de Taiji para elevá-la a um nível mais elevado. Envolve o seguinte:
I- O instrutor ensina a Forma em partes, e os estudantes aprendem a copiar cuidadosamente. Meu professor, Mestre Chen-Zhao-Kui quando dá aulas particulares, sempre pergunta a seus alunos:-“Você quer aprender Taijiquan rapidamente ou prefere aprender com mais detalhes?” Na verdade, aprender Taijiquan pode ser mais rápido ou mais lento, e ele pode ser um esboço ou entrar em detalhes.
Se o instrutor pode descrever e demonstrar os movimentos claramente corretos do início, e os estudantes aprendem cuidadosamente, então isso pode levar tempo, digo, mais do que um ano para aprender a Forma toda. Mas o processo todo de aprendizado é mais rápido. Além disso, quando praticar a Forma, tente faze-la vagarosamente.Exceto quando fizer “Fajing”, que exige que você se mova rápido, pratique sua Forma vagarosamente, lenta, mas não interrompida ou sem vida. “Forma lenta mais movimentos baixos”, podem produzir resultados mais rápidos.
Chen Pin-San disse: -“Quando você tem que ser rápido você deve ser mais rápido do que seu oponente; quando você necessita ser lento, deve ser mais lento que seu oponente.” Isso explica porque praticar a Forma lentamente é também importante.
II- O instrutor freqüentemente corrige a Forma do estudante; e os estudantes treinam cuidadosamente. Um bom professor produz bons estudantes. A direção de seu professor e o apoio de seus companheiros estudantes são indispensáveis. Seu próprio esforço é também importante. Você deve estar determinado a melhorar.
Cada vez que você pratica a Forma, tente descobrir o que precisa ser melhorado. Até a menor correção e aperfeiçoamento conta. Certamente ajuda se você puder sentir que tem melhor compreensão da Forma do Taiji, ou sentir que você chegou num outro nível cada vez que você treina.Em outras palavras, você deve treinar duro e treinar bem e melhorar a cada vez.
III- A Forma do Taiji deve ser a essência do seu treino diário; Tui Shou, movimentos isolados e exercícios de treino de poder são suplementares. Pratique a Forma do Taiji diariamente de modo que você possa ganhar o máximo de benefícios da prática: saúde, auto-defesa e como apreciação da arte. As outras partes de seu treino podem ser feitas alternadamente.
IV- Caminho e tempo são fórmulas para alcançar as 6 características. Tudo o que estive falando acima é o trabalho de base do Taijiquan. Das 6 características, a 1ª- (Forma Correta) é o ponto inicial e deve ser tratada primeiro. Assim, você pode treinar para obter as outras no seu próprio passo.
Não há necessidade de seguir a ordem exata como a descrita acima. Mas, para ser bom na Forma do Taiji, você tem que realmente treinar duro por 3 anos, praticando de 3 a 5 horas por dia. Depende também de sua inteligência, paciência e da orientação de seu professor.
Uma vez que tenha conseguido a base, você decide se quer construir um edifício de 10 andares, um de 20 andares, ou um arranhacéu.
Tradução Teresa Adada Sell
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A Importância de Alcançar o SONG
Trechos do artigo de Tu- Ky Lam
“Song” (pronunciado como Sown), é a chave para dominar Taijiquan, e acredite ou não, algumas pessoas depois de praticarem Taijiquan por 10, 20 anos, ainda não são “Song”, o que significa que elas estão fora desta surpreendente arte marcial chinesa.
Na língua inglesa não há equivalente para a expressão “Song”, que significa: relaxamento sem o uso da força bruta, e principalmente alongar e soltar todos os músculos e juntas do corpo, etc. Pode-se dizer se um praticante é Song ou não somente testando-o na competição de Tui-Shou ou Boxe livre.
Muitas pessoas parecem muito Song quando fazem a Forma de Taiji, mas elas realmente não são se perderem o equilíbrio cada vez que seus oponentes empurrarem ou aplicarem outras técnicas de Tui- Shou.
Benefícios de ser “Song”
Se você é realmente Song, quando seu oponente arremessa um soco, dá um pontapé ou um empurrão, você será capaz de desviar facilmente, ao invés de ser surpreendido. Isto porque todas as suas articulações estão soltas e sua força interna está sempre presente onde sua mente está, através de uma boa coordenação do corpo todo.
Você está tão relaxado que pode sentir o próximo movimento de seu oponente, uma vez que os braços dele estão em contato com os seus. Você será capaz de seguir- nem resistir, nem fugir, mas neutralizar e contra-atacar ao mesmo tempo.
Como Ser Song
Não Fazer confusão entre Song e relaxamento. Song indica uma habilidade do praticante, assim que ele começa a mudar para um nível mais alto. Ele está relaxado, alerta (capaz de seguir), ágil (capaz de mover-se rápido), forte ( “como ferro embrulhado em algodão”, assim citado por Yang Chen Fu), e seguro (de sua habilidade).
Song é o resultado de milhares de horas de treino (correto). Ele não vem da imaginação ou de sonhos. Relaxamento é a base de Song. Envolve relaxar a mente e todo o corpo. Por esta razão, quando nós praticamos as seqüências de Taiji, nós temos que suspender o topo da cabeça, afundar a cintura ( para soltar e alongar as vértebras de nosso pescoço e espinha dorsal), abaixar nossos ombros e cotovelos (para soltar e alongar os braços), dobrar os joelhos e manter a parte interna das coxas solta e arredondada (para soltar e alongar as pernas).
Shen Jia –Zeng, um dos mestres dos estudantes mais antigos do Chen Zhaokui’s escreveu no livro “Chen Shi Taijiquan” do qual foi co-autor com Gu Liuxing, que o alongamento das juntas do corpo pode produzir “Peng Jing”- ou poder interno e ele estava certo.
Meu professor no curso de correspondência, o grande mestre Ma Hong, disse em seu artigo sobre relaxamento no seu boletim informativo (Han Shou tong Xin), que relaxamento começa com a mente relaxada. O ponto crucial está em soltar as articulações dos ombros e dos quadris. Uma vez que essas “quatro grandes partes” estejam soltas, você está no caminho de Song. Ele recomendava praticar a sequência de Taiji na postura baixa e rigorosamente ligado à regra de fazer cada movimento com a cintura em cooperação do “Dantian.”
“Se a cintura não se move, seus braços não devem se mover. Se o interno (Dantian), não se move, o externo (corpo) não deve se mover.” Na minha prática eu movo sempre primeiro a cintura e o Dantian, antes dos braços.
Não devemos subestimar o treino da postura baixa. Ela é difícil para as pernas, mas ela solta as juntas dos quadris muito mais rápido do que a postura alta, e diminui o tempo para chegar ao Song. Isto também nos dá um forte poder interno. De minha própria experiência eu me torno Song quando as juntas dos meus quadris estão soltas.
Contrariamente à crença de algumas pessoas de que o Taijiquan pede o uso da mente e não da força, o poder interno é absolutamente necessário para os praticantes de Taiji. No Tui Shou ou na luta livre, sem poder interno é muito difícil senão impossível vencer uma disputa.
O poder interno pode ser alcançado através da prática das Formas de Taiji, fazendo exercícios de treino de poder tais como: praticar o estilo longo ( da gan), bastão curto de Taiji, bola de Taiji, Taiji -Qi Gong (estilos Chen, Bai Ba Qi Gong Zhuan), etc.
Os exercícios de treino de poder, representam um papel importante, ajudando um praticante a ser Song, dando-lhe forte poder interno. Nós devemos reservar pelo menos um terço de nosso treino para fazer exercícios de aumento de poder.
Se você treina duro as Formas de Taiji e treino de poder, eu duvido que não fará Tui Shou para testar o resultado de seu treinamento.
Na prática de Tui Shou, toda sua fragilidade, como usar a força bruta sem “Peng Jing” (formas caídas), erguer os ombros e cotovelos, resistência ( Ding Jing), e escapar (Diu Jing) , será exposta. Naturalmente que sua força também será demonstrada.
Gaste no mínimo duas horas por semana fazendo Tui Shou com companheiros estudantes ou colegas de treino. Trabalhe duro nas quatro principais partes do Tui Shou: desviar, retroceder, pressionar e empurrar. Então, um dia, repentinamente descobrirá que as juntas dos seus quadris estão soltas e você a caminho de ser Song. Este momento é uma experiência excitante a qual só quem passou por ela pode entender. De agora em diante você pode mudar para um nível mais alto do treino de Taiji: treino livre. Você está no caminho para ensinar Taijiquan.
Conclusão
Eu gostaria de realçar que a chave para Song está nas articulações dos quadris. Ma Hong dizia que, uma vez que as juntas dos quadris estejam soltas, as juntas dos ombros e outras as seguirão em conjunto.
Os clássicos de Taiji dizem: “A principal coisa é que cada movimento deve ser conduzido do peito e da cintura.” Eles dizem também, que se há alguma deficiência, a solução deve ser descoberta na cintura e nas pernas.
Você pode se perguntar quanto tempo levará para chegar a Song. Eu penso que é em torno de 10 anos se você praticar Formas de Taiji, exercícios de treino de poder, e Tui Shou uma hora por dia. Levará 5 anos se você praticar 2 horas por dia. Algumas pessoas podem levar mais tempo para ser Song enquanto outras demoram menos tempo.
Tradução -Teresa Adada Sell
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