domingo, 4 de janeiro de 2009

História do Tai Chi Chuan segundo a família Chen


Como todos os estilos vieram do estilo da família Chen fui pesquisar como eles contam a origem do Tai Chi Chuan. Encontrei num site esta explicação bem interessante que resumi e traduzi:

Muitas pessoas são fascinadas com a lenda mística do monge taoísta Zhang Sanfeng que teria inventado o Tai Chi Chuan, ao sonhar ou observar uma luta entre uma serpente e uma garça na Montanha Wudang. Embora haja implicações históricas e vários fatores circunstanciais envolvidos na popularidade desta lenda, é parte da natureza humana apreciar e acreditar em lendas. As pessoas sempre apreciam passar este tipo de lenda às gerações futuras como, por exemplo, as lendas do rei Arthur e de Robin Hood.

Após anos de pesquisa e estudo de originais históricos, por praticantes e por estudiosos do Tai Chi, sabe-se que a maioria dos estilos principais de Tai Chi Chuan praticados atualmente (por exemplo, Chen, Yang, Sun, Wu como em Wu Yuxiang (1812-1880), e Wu como em Wu Jianquan (1870-1942)) foram todos derivados, direta ou indiretamente, da família Chen. Suas origens podem ser seguidas para trás até uma vila pequena situada em Henan, China, com o nome de Chenjiagou, literalmente, vala ou trincheira da família Chen.

Chen Wangting (1600-1680), um guerreiro e estudioso, da nona geração da família Chen, é considerado (por esta família) o criador do Tai Chi Chuan, o que teria feito após uma vida de pesquisa e desenvolvimento, e com muita experiência em artes marciais. Nascido guerreiro e mestre em artes marciais, Chen Wangting serviu a Dinastia Ming em sua guerra contra a Dinastia Qing que a sucedeu. Por causa da turbulência política, dos desastres naturais, e das calamidades durante seu tempo, sua ambição não foi cumprida. Na velhice aposentou-se da vida pública e teria criado este sistema de artes marciais baseado na sua herança familiar, em suas próprias experiências da guerra, e em seu conhecimento de vários estilos das artes marciais contemporâneas.

Em sua criação do Tai Chi Chuan ele combinou o estudo do Yi Jing, (isto é, “Livro ou Cânon das mudanças”), medicina chinesa, teorias do yin e do yang (as duas energias opostas e recíprocas geradas no Tai Chi, expressas como o suave versus o duro, o substancial contra o insubstancial, etc.), os cinco elementos (isto é, metal, madeira, água, fogo, terra), o estudo e a teoria de Jingluo (isto é, os meridianos da circulação ao longo dos quais os pontos da acupuntura são situados), e os métodos de Daoyin (isto é, canalizar e conduzir a energia interna principal) e de Tu Na (isto é, exercícios de respiração profundos).

Um poema escrito por Chen Wangting em sua velhice evidenciou o significado dos métodos taoístas de cultivar a energia e o corpo na vida reclusa de Chen Wangting: “… Em certa época gozei dos favores e graça imperiais, mas foi tudo em vão, e agora velho e fraco, tenho ao meu lado somente um pergaminho do “Huang Ting” (isto é, um Cânon Taoísta que detalha métodos de Daoyin e de TuNa) …”.

Além destas teorias internas chinesas antigas, da medicina, e dos métodos taoístas, estudiosos (por exemplo, Hao Tang, Liuxin Gu) descobriram também que a arte marcial criada por Chen Wangting continha 29 nomes das 32 posturas mencionadas no Quan Jing Jie Yao(Capítulo Explicado do Box Rápido, Rolo 14) de Qi Jiguang em Ji Xiao Xin Shu (Novo Livro Ilustrado de Anotações sobre Eficácia).

Além desta conexão no Gadi de mão nua todos os nomes dos movimentos do Gadi de Lança Longa mencionados no pergaminho Chang Bing Duan Yong (Conversa sobre o Uso de Armas Longas em Contato Próximo, Rolo 10), do mesmo livro citado acima, foram completamente incorporados nos nomes dos movimentos do Gadi de Lança da família Chen.

Conseqüentemente, teorias populares a respeito da origem do Tai Chi Chuan - algumas fabricadas para finalidades políticas ou de interesse próprio, como por exemplo, a lenda de Zhang Sanfeng (Vide nota 1 abaixo), a teoria de Wang Zongyue (cujo Tai Chi Chuan Lun, isto é, a teoria de Tai Chi Chuan, é citada freqüentemente como um dos clássicos no estudo de Tai Chi Chuan), a Teoria de Jiang Fa (Vide nota 2 abaixo), etc., têm sido refutadas seja por falta de fundamento histórico, ou por contradições cronológicas com conhecidos fatos históricos.

Assim os estudiosos têm concluído que Chen Wangting teria sido quem criou e desenvolveu esta luta nova com movimentos, posturas e aplicações ajustados ao seu próprio sistema de arte marcial, possivelmente inspirado nos nomes do livro de Qi Jiguang, que era por sua vez um registro geral dos nomes, seqüências, e posturas de muitas escolas de artes marciais do seu tempo (Tang, H. & Gu, L., 2004).

Neste sistema de arte marcial original e sem precedentes, Chen Wangting criou e inventou sete conjuntos de movimentos no Gadi de mão vazia, um Gadi longo com cento e oito movimentos, um Paochui (isto é, Cânon de luta), técnica de Toi Sau para duas pessoas, e métodos de treinamento para lança, sabre, espada, bastão, esgrima, etc. (Gu, L., 1983; Chen, Q., 2002).

Chen Changxing (1771-1853), o patriarca da 14a geração Chen, foi o primeiro a ensinar Tai Chi Chuan para alguém de fora da família. Ele ensinou Yang Luchan (1799-1872).
Este recebeu o ensinamento da arte marcial da família Chen após prometer nunca ensiná-lo ao público nem usar seu nome. Mais tarde viajou para Beijing onde ficou conhecido como Yang, o invencível. Fiel ao seu juramento Yang formulou seu próprio Gadi de Tai Chi Chuan baseado no primeiro Gadi da família Chen (Lao Jia Yi Lu) e se tornou o fundador do estilo Yang.

Outra razão possível para Yang ter formulado seu próprio estilo pode ter sido pelo fato de que naquele período a família Yang era empregada pelos Manchus da Dinastia Qing na pratica e ensino da Arte da Guerra. Como os Manchus eram considerados como poder opressor estrangeiro pela maioria (i.e., os Han), provavelmente a familia Yang decidiu ensinar os Manchus somente o Gadi, mas não os métodos e suas aplicações em luta.

Os Manchus foram ensinados a serem suaves como o algodão de tal forma a não usarem o Tai Chi Chuan para atacar ou matar. Por outro lado membros diretos da família Yang e discípulos próximos teriam sido ensinados secretamente sobre ambos os aspectos, o suave e o duro.

Mesmo assim esta forma suave de Tai Chi Chuan começou a ganhar popularidade e gradualmente o Tai Chi foi reconhecido e associado a esta forma suave enquanto as pessoas na Vila Chen continuavam praticando tanto a forma suave como a forma dura (N do T: com solto dentro do duro). Também é incerto quando o nome Tai Chi Chuan foi dado a este tipo de arte marcial chinesa.

É bem provável que não havia este nome quando Chen Wangting desenvolveu inicialmente este sistema de arte marcial, pois ele queria passá-lo para os seus descendentes. Era comum uma família chinesa desenvolver seu próprio estilo de arte marcial, que então se tornava conhecida como o estilo daquela família.

Chen Wangting não sabia que a sua criação se tornaria um dia um dos exercícios para saúde mais populares no mundo. O nome Tai Chi Chuan foi possivelmente dado a posteriori porque foi criado com base nos princípios e teoria do Tai Chi - yin e yang alcançando o máximo equilíbrio e se regenerando mutuamente.
Os 5 estilos principais que existem hoje evoluíram e se desenvolveram com variações individuais e transformações da arte original criada por
Chen Wangting (Gu Liuxin, 1983; Chen Qingzhou, 2002).

Fonte: http://www.chenfamilytaiji.com/

Nota 1: Segundo essa tradição o Tai Chi Chuan se desenvolveu no 12º século durante a Dinastia Song. O Imperador Huizong (1101-1126) teria chamado um monge taoísta para a capital de Kaifeng. Zhang Sanfeng teria recebido essa intimação imperial para viajar desde a Montanha Wudang. Atacado em sua viagem por um grupo de assaltantes foi forçado a recuar. Durante seu descanso teria sido visitado pelos espíritos da Montanha Wudang e dos quais teria recebido a inspiração para uma nova forma de arte marcial. No dia seguinte Zhang Sanfeng usou as suas habilidades recebidas para derrotar 100 bandidos.

A segunda lenda atribui ao mesmo Zhang Sanfeng viver na Dinastia Yuan (1279-1368). Nesta história, ao estudar os mistérios de Taoísmo e ao tentar captar seus segredos de imortalidade, observou a postura de numerosos animais. Um dia ele teria visto uma serpente e uma garça lutarem, e se inspirado pelas qualidades do Yin e do Yang de seus ataques e retiradas para desenvolver a arte de Tai Chi Chuan.

Assim se credita a Zhang Sanfeng reestruturar as artes marciais. Como um monge taoísta, conecta a arte com a filosofia do Yin e Yang, o I Ching e seus diagramas de Paqua. A conexão entre o Tai Chi Chuan, Lao Tzu, e o Tao Te Ching é implícita na lenda de Zhang Sanfeng.

A Montanha Wudang é notável por sua beleza cênica e foi um centro de Taoísmo desde o 7º século. De acordo com os registros históricos preservados na montanha, houve duas pessoas nomeadas Zhang Sanfeng citados no Guia das Artes Marciais Chinesas, de Li Tianji e Du Xilian, houve um Zhang Sanfeng que era renomado por suas habilidades de combate e viveu na Dinastia Song (960-1279). O outro, era um taoísta famoso, perito em esgrima e teria vivido durante a Dinastia Ming (1368-1644).


Nota 2: Os autores Tang Hao e Xu Zhen aceitam Wang Zongyue 王宗嶽 como uma figura histórica que era do reinado Qianlong (1736-1795) da Dinastia Qing, e professor ativo entre 1791-1795 nas áreas de Luoyang 洛陽 e Kaifeng 開封. Jiang Fa teria sido seu aluno.
Fonte http://www.literati-tradition.com/zhang_sanfeng_camp.html

sábado, 3 de janeiro de 2009

Uma entrevista com Chen Zhenglei

Chinatown - The Magazine Edição Nº 8
Uma entrevista com Chen Zhenglei

Chinatown - The Magazine, em conjunto com a Rádio BBC - GMR Eastern Horizon, encontrou com Chen Zhenglei (CZL), durante sua recente visita a Europa. CZL. CZL é um dos mais notáveis epoentes do Taijiquan (Tai Chi Chuan) na China atual e tem sido reconhecido pelo governo chinês como um dos dez maiores artistas atuais vivos.

A entrevista foi conduzida em mandarim por Nana Feng (NF) de Eastern Horizon. Traduzida por Davidine Sim.

NF: Você pode nos dar uma história concisa do Taijiquan?

CZL: Taijiquan tem uma história de várias centenas de anos. Há lendas sobre um certo Zhang Sanfeng de Wudang ser o criador do Taijiquan, mas isto está mais para o reino do folclore. Pesquisas históricas confiáveis determinam que o Taijiquan surgiu em Chenjiagou (Vila da Família Chen), na Provícia de Henan. Chen Wangting, Da nona geração da família Chen criou o Taijiquan baseado nas artes marciais da família. Chen Wangting era um estudioao, além de um guerreiro. Com base no sistema marcial da família, ele incorporou os estudos do princípio Yin-Yang, da teoria jingluo (canais e meridianos) da Medicina Tradicional Chinesa, a arte de daoyin/tu-na, que hoje é conhecido como qigong, e a observação do fluxo da natureza e fisiologia do corpo humano para criar o que é conhecido como Taijiquan. Na décima-quarta geração ele foi ensinado para pessoas fora da família, e daí se ramificou em quatro outros principais sistemas de estilos Yang, Wu, Wu (Hao) e da família Sun.

NF: O quanto voc~e acha que o estilo Chen do Taijiquan é hoje?

CZL: Nos últimos vinte anos, seguindo a abertura da China, o contato com o mundo exterior é agora um lugar comum. Tem havido um aumento no número de visitantes à China para “buscar a raiz”, “investigar a família”, “buscar um mestre”, “aprender a experiência” e “ver com os próprios olhos”. Isso tem permitido um aumento no interesse sobre a cultura chinesa, especialmente o Taiji tradicional, que é uma arte representativa da China. Pessoas têm vindo a China para perceberem que o Taiji não é um wushu (arte marcial) comum, mas é cercada de profundos valores culturais. Através do estudo do Taiji as pessoas podem vir a apreciar uma excelente cultura antiga, especialmente a filosofia de mudança - estudo do Yin-Yang contido no Yijing.

Taijiquan não é a intensificação da saúde, refinamento, busca de lazer, auto-defesa; é um princípio completo de melhoria de qualidade de vida que tem sido adotado por inúmeras pessoas. Neste tempo de relativa saúde econômica, as pessoas estão em busca de atividades que permitam maior vitalidade, lazer e tranquilidade. Taiji se encaixa exatamente aí. Com o aumento do fluxo de pessoas para a China para aprender estas experiências, o governo chinês tem auxiliado e promovido o Taiji. O atual 7º Festival Nacional de Taiji alcançou um grande sucesso, acompanhado por mais de 10 mil espectadores, visitantes e competidores, e transmitido pela principal TV nacional, bem como todas as estações de TV provinciais. Taiji será um dos esportes de demonstração de wushu (arte marcial) nos Jogos Olímpicos de 2008, com grande chance de futuras inclusões nos Jogos.

NF: Como o Taiji se tornou muito popular, haverá pessoas inescrupulosas e desqualificadas que explorarão a situação, utilizando superstições e misticismo no meio de autênticos praticantes. O que você acha disso?

CZL: Na China há um ditado: “Uma curva não pode dominar uma reta”. É importante ter o método correto. Eu acredito que se há a presença do caminho verdadeiro, então será mais difícil ao caminho errado tomar pé. Outra coisa é a educação. Com a educação correta, as pessoas são menos passíveis de serem enganadas.

NF: Você pode nos dar alguns conselhos de como aprender Taiji - os sins e os nãos?

CZL: As percepções das pessoas quanto ao Taiji freqüentemente estão erradas. Elas acham que é uma atividade de velhos, e os movimentos parecem “sentindo seu caminho no escuro” ou “tateando por peixe na água”. Este não é o objetivo do Taiji. O Taiji requer que a pessoa esteja “song, rou, man” (desprendida, maleável, vagaroso).

Seus critérios são diferentes de outros wushu, com seus próprios aspectos marcais de força e velocidade, movimentação de punhos e golpes de pernas. Taijiquan é um sofisticado neigong quan (arte marcial interna) de alto nível. A fim de alcançar seus maiores objetivos, as exigências de treinamento são diferentes. “Song, rou, man” são métodos de treinamentos, não o seu objetivo máximo. Por que nós necessitamos disso? Porque nós somos limitados pelo que é tido como qi pós-natal - a energia que é adquirida após o nascimento para sobreviver no mundo - para crescer, viver, trabalhar duro. Este qi é absorvido do alimento que comemos, da água que bebemos e do ar que tomamos do nosso ambiente. Essa armadura resistente é para a labuta diária, e diferente da resistência que esperamos nos blindar com a prática do Taiji. Nós devemos primeiro liberar o corpo da força inflexível exigida para trabalhar a fim de recuperarmos nosso qi pré-natal protetor - portanto o “song, rou, man”. “Song” (desprendimento) a fim de adquirir elasticidade e vigor, “rou” (maleabilidade)a fim de adquirir uma proteção de força metálica; e “man” (lentidão) a fim de cultivar a velocidade.

Uma vez compreendido isso, você precisará de instruções apropriadas e então prosseguir a estágios de progressão, antes de atingir seus objetivos. Uma série de enganos se levantam da prática lenta do Taiji.

NF: Onde as pessoas podem achar instrução?

CZL: A afirmação oficial chinesa diz, “Taijiquan estilo Chen é um recém-chegado que tem se superado”. Taijiquan estilo Chen tem sido o mais conhecido e largamente praticado, particularmente seguindo a criação e a promoção dos 24 Passos Simplificados aprovado pelo estado. Nos últimos vinte anos, contudo, muitos devotos iniciaram o rastreio da raiz do Taiji e a trilha que os leva a Chenjiagou, onde eles vêm a verdadeira face do Taiji. Estudantes estimulados pelos professores de Chenjiagou estão agora pelo mundo promovendo a arte, e a um grande público tem agora o conhecimento do estilo Chen, com suas características únicas. Ele compartilha com outros estilos a linha de movimentos lentos, suaves, fluidos e confortáveis, mas tem mantido as características originais de alternar o lento com o veloz, o suave com o forte, e a vivacidade com o solto, elasticidade e maleabilidade, saltando e pulando, juntamente com movimentos oscilantes espirais, distingue-o de outros. Por isso, quem tem rastreado o ancestral do Taiji, ele tem se tornado uma paixão ardente.





____________________________________________________________________
-------------------------------------------------------------------------------------------------




A Forma como Fundamento da Prática do Taiji
Mestre Ma Hong



O trabalho de base do Taijiquan, (Tai Chi Chuan), está na própria Forma do Taiji. Em outras palavras, somente através da prática da Forma do Taiji você poderá obter todos os benefícios do Taijiquan, seja ele para a saúde, para a defesa própria ou por apreciação da arte. Quanto mais você praticar a Forma mais base você terá.

Chen Pin-san, um grande mestre da 16ª geração da família Chen certa vez disse: -“Pratique dez mil vezes e você virá a entender Taijiquan”. O fundador do estilo Wu, Wu Jian-quan de Taijiquan, pedia a seus estudantes tentarem fazer 10 mil vezes em 3 anos.

O meu professor mestre Chen Zhao-Kui (filho de Chen Fake) disse:- “A prática da Forma é o mais importante trabalho de base porque a Forma é o resultado final da experiência acumulativa de luta. A maioria das artes marciais em seu estágio inicial é somente composta de posturas individuais. Estas posturas crescem em número e tornam-se uma forma de arte marcial. Praticando,a Forma capacitará você a defender-se numa luta.” Ele também afirmou:- “A Forma é a base do Tui Shou. Tui Shou (Push Hands)é um esquema para testar a exatidão da Forma. O Tui Shou é uma ponte entre a Forma e a luta livre. Fazer Tui Shou sem praticar a Forma produz algumas habilidades em auto-defesa, mas sem o trabalho de base você não pode continuar a melhorar e aumentar sua habilidade para um nível mais alto.”

Por que os grandes mestres do passado davam bastante ênfase à prática da Forma? Porque é somente através da prática da Forma que você pode conseguir os benefícios de boa saúde, auto-defesa e prazer de uma grande arte marcial. Se você pratica Taijiquan para a saúde, você tem que praticar a Forma para ativar a circulação da sua energia interna.

Do ponto de vista da arte marcial, embora o Tui Shou seja uma parte indispensável do treino de Taiji, há muitas posturas na Forma do Taiji que são muito úteis na luta livre. Chutar, bater com os cotovelos não são permitidos na competição de Tui Shou. Igualmente na luta livre algumas técnicas são proibidas. Todavia, todas estas estão contidas na Forma do Taiji.

Você pode aprender e desenvolver a habilidade de luta praticando a Forma.

Para a apreciação da arte (marcial), você terá que praticar a Forma, sem a qual as pessoas não podem apreciar a graça, a beleza,etc do Taijiquan. Resumindo, podemos dizer que sem a Forma não há Taijiquan.

SEIS CARACTERÍSTICAS DO TAIJIQUAN

Para ser um bom praticante de Taiji, sua forma de Taiji deve estar de acordo com as seguintes características: Posturas Corretas, Energia Interna Fluindo, Aplicação Clara das Artes Marciais,Flexibilidade Eficaz, Aparência Elegante e Consistência com a teoria do Taiji.

I - FORMA CORRETA

Da mesma forma que aprendemos caligrafia ou pintura, quando aprendemos Taijiquan há um período em que devemos copiar os movimentos do professor. Seus movimentos terão que serem coretos. Este período é crucial para o desenvolvimento futuro. A instrução do professor também é importante. Como diz o provérbio:”Tal professor, tal aluno.” Portanto, se você está ensinando ou aprendendo, você não deve levar este período levianamente.

A Forma correta do Taijiquan deve conter as seguintes condições:

1-Manter o corpo ereto. Você deve lembrar-se,de que ao dobrar os joelhos, eles não devem passar da ponta dos dedos dos pés.

A parte interna das coxas deve estar arredondada e solta. Relaxe seu peito e afunde sua cintura. Suspenda o topo da cabeça, solte seus ombros e deixe cair os cotovelos. Sua energia deve submergir igualmente. Esta exigência é a mais importante de todas.

2- Preste atenção no início, meio e fim dos pontos de cada movimento, assim você poderá fazê-los corretamente.

3- Tenha certeza de que está claro o “chan si jing” (força do enrolar a seda): se é “shun chan” (virar as palmas para fora) ou “ni chan” (virar as palmas para dentro).

4- Preste atenção para seus passos e posições, incluindo o “shun chan” e “ni chan” de suas pernas.

5- Assim como abrir e fechar o peito e a cintura, você deve saber quanto e em qual direção virar.

6- Quando trocar o peso, esteja certo que a parte interna das coxas se move numa curva mais baixa (como o fundo de uma panela chinesa), e saber onde seu peso está. Deve estar claro também como mover os quadris de acordo com a troca de peso.

7- Saber onde deve olhar.

8- Respirar apropriadamente com o movimento.

Se você lembrar dos pontos acima e praticar de acordo com estas regras, você será capaz de melhorar rapidamente.

II- FORÇA TOTAL INTERNA

Se você pratica a Forma corretamente seu “nei jing” ou força interna desenvolverá gradualmente. O que é “nei jing” então?

“Nei jing” ou força interna é a força total interna é a força total do corpo,a energia e a mente. É muito semelhante à força comum. A diferença é que “nei jing” é mais flexível. Tem as seguintes características:

1- É a força completa de todo o corpo a qual é obtida através a própria coordenação do corpo, braços e pernas. Todo nosso corpo deve estar relaxado e os dedos dos pés bem firmes no chão. Nós podemos bater com os pés no chão e fazer uso da força que salta de volta dos pés e percorre o corpo.

2- Esta força é gerada pelo círculo interno do “dantian” (abaixo do abdome).Sem pré que você se move seus movimentos devem originar-se do “dantian”. Em outras palavras, eles devem ser controlados pela cintura. “Se sua cintura não se move, você não se move”, ou “se o interno(dantian) não se move o externo não deve se mover.”

Os clássicos de Taiji dizem: “A coisa mais importante é que tudo deve ser conduzido (incluindo desvios e contra-ataques) pelo peito e cintura, “o que é realmente levado do “dantian”.O círculo interno do “dantian” pode dar grandes benefícios à saúde.

3- Esta força exige uma estreita coordenação da respiração com os movimentos.

4- É uma força bem equilibrada composta de dureza e suavidade.

Wang Zong-yue (Tsung-Yueh) no seu “Taijiquan Lun” disse:-“Yin e Yang mutuamente somam e trocam um com o outro. Assim, você pode dizer que entende Jing (força interna). “A Forma do Taiji consiste do duro e do suave, do abrir e fechar, do material e imaterial, misturados entre si.” No Tui Shou há misturas de desvios e ataques ao mesmo tempo. Tudo isso mostra como Yin e Yang estão em ação no Taijiquan.

5- É uma força espiral produzida por “shun chan” e “ni chan”. “Chan Si Jing” ou força de enrolar a seda é produzida não somente através do girar de mãos e braços, mas também pelo girar de todo o corpo: braços, pernas e cintura. É por isso que se pode ver um praticante de Taiji mover-se em espiral para cima e para baixo. “Chan Si Jing” ajuda não somente sua energia circular fluentemente pelo caminho da energia de seu corpo, mas também envia uma poderosa força.É a essência do Taijiquan. O fato de o praticante de Taiji ser capaz de seguir e permanecer, desviar e bater ao mesmo tempo, depende muito do ‘Chan Si Jing” ou força espiralada. A razão pela qual o praticante de Taijiquan pode ativar o fluxo de sua energia e regular a função de seus órgãos internos é também próprio desta força.

6- É uma força de sobreposição. Sua força interna se move primeiro para a esquerda se quer ir para a direita e vice-versa, e da mesma maneira subirá primeiro se quer descer e vice-versa. Em outras palavras, ela se move primeiro na direção oposta e os movimentos do peito e cintura tal como o abrir e o fechar, também trabalham do mesmo modo.

7- É uma força bem equilibrada que exige que o praticante afunde ligeiramente a cintura e a perna direita se seu poder de ataque estiver na esquerda e vice-versa. Sua cintura deve mover-se para trás se ele descarrega a força para a frente.

8- É uma força que se move de uma parte do corpo para outra, muito semelhante aos movimentos de uma minhoca.

9- É uma força de 3 partes bem coordenadas:topo, meio e base. (Nota do tradutor inglês: as três partes podem se referir a todo o corpo: a parte de cima, do meio e a de baixo. Elas podem também se referir aos membros como os braços: ombros cotovelos e palmas.

Quando uma das partes do corpo é atacada as outras duas terão que dar suporte. Por ex. se você agarrasse minha mão eu atacaria você com meu cotovelo ou até mesmo com meu ombro se estivesse próximo o suficiente. Quando praticar a Forma solo, você deve mostrar que sua força interna vem do ombro,do cotovelo e então da mão. Naturalmente que ela vem primeiro dos pés, então da cintura e depois dos ombros).

10- É a força que capacita você a estar bem centrado e equilibrado para mudar o peso de seu corpo.

11- É a força produzida na cintura que se move primeiro para baixo, depois para cima (uma das características do “chan si jing”).

12- É uma força de elasticidade que é flexível e explosiva.

As características acima sobre a força interna são adquiridas pela correta e cuidadosa prática do Taijiquan.


III- APLICAÇÃO CLARA DAS ARTES MARCIAIS

Taijiquan é uma arte marcial, nem mais nem menos. Como tal, sua aplicação como arte marcial é sua essência ou fundamental conceito. Os clássicos de Taiji dizem: “praticar a Forma é praticar luta. Contudo, a aplicação das artes marciais é o mais importante elemento do Taijiquan.

Ao praticar a Forma do Taiji você deve:

1- Conhecer sua própria posição e a de seu oponente. Tenha certeza de que você sabe quando e onde ele quer atacar.

2- Tente entender a aplicação das artes marciais em cada movimento; se é usado para atacar ou neutralizar, se é desviar, retroceder, pressionar ou empurrar, etc. Isso capacitará você a praticar com o sentido de intencionalidade mostrando claramente que você está fazendo uma forma de arte marcial e não uma dança ou um exercício físico.


IV-FORÇA FLEXÍVEL

Se você pratica Taijiquan para a saúde, auto-defesa ou por arte, você deve mostrar uma grande força. O ditado “use a mente e não a força”, não está completo. Enfatizar o uso da mente está correto mas não usar a força está incorreto porque usando a mente você pode produzir a força. Sua forma de Taijiquan deve mostrar qualidades como: força, velocidade, elasticidade e vigor. Por outro lado não é um esporte. A força de seu Taiji deve ter essas características:a mistura de Yin e Yang- força do corpo todo, força produzida por “shun chan” e “ni chan”, a força de elasticidade das quais a força em espiral, a força de elasticidade e a força produzida pela mente e o “Dantian”, são de valor especial.
Como você pode treinar para aumentar sua força flexível?

Eu recomendo que você trabalhe duro no seguinte:

1- Aumente o tempo de sua prática. Pratique no mínimo 10 vezes ao dia, e assim que você puder faça 10 mil vezes em 3 anos.

2- Mantenha suas posturas baixas para aumentar sua durabilidade e força. Meu professor Chen Zhao-kui chamou o treino de posturas baixas, de treino de “posições em movimento”. Isso pode aumentar a flexibilidade e durabilidade das juntas de seus ombros, quadris, joelhos e tornozelos, fazendo a coordenação possível de todas as juntas em todo o corpo.

3- Pratique movimentos isolados algumas vezes.Faça-os com “fa jing” que significa poder de descarga. Você pode pedir ajuda a seu professor nesta prática, a qual se adapta principalmente à pessoas jovens e vigorosas.

4- Você deve fazer “tui-shou” para fortalecer sua agilidade e flexibilidade. Tui Shou (push hands), pode ajudar a você sentir a força de seu oponente. Assim você pode seguir fazendo uso disso, ou neutralizar e contra-atacar ao mesmo tempo.

5- Você deve valorizar sua Forma de Taiji com treino de exercícios de poder para aumentar sua força interna. Por ex. pratique a Forma longa, a bola de Taiji, tambor de Taiji, etc. Você pode até bater no saco de pancadas, mas deve bater com movimentos espirais e força elástica (força de mola).

6- Pratique com toda sua vontade. Alguns cientistas e artistas marciais têm provado que a mente humana pode produzir força. Quando treinar imagine que você está lutando com um oponente. Use a mente para induzir a força, para golpear seu oponente. Pratique dessa forma e sua mente poderá produzir uma grande força. Esta é a razão, o porquê de os praticantes de Taiji enfatizarem o uso da mente quando praticam Taiji.

7- Pratique com velocidade variada: lenta e rápida, misturadas uma com a outra.

V- ESTILO ELEGANTE

A tradicional cultura chinesa, seja ela caligrafia, pintura, drama, música ou artes marciais, põe muita ênfase no estilo. Taiji não é uma exceção. Exige dos praticantes expressarem o verdadeiro espírito do Taijiquan através de seu próprio estilo na sua própria forma. Para atingir este objetivo você necessita de:

1- Entender a filosofia do Yin e Yang que permeia a tradicional cultura chinesa e é a base de todas as suas artes.

2- Entender a estratégia de combate do Taijiquan:fique calmo e encare seu inimigo. Se não atacarem você não há necessidade de contra-ataque. Se tentarem lhe ofender, você deve estar certo de ganhar a batalha. Sempre mostre que você está calmo e confiante quando está praticando Taijiquan.

3- Dê um bom treino para sua mente através da prática da Forma solo(sozinho). Você deve mostrar que está no melhor estado de sua mente e pode lutar contra todas as situações quando exigidas. Assim, sua forma deve estar tão plena de energia que mostra aos expectadores que você está numa grande disposição. Praticar Taiji não é somente um treino do corpo, mas também um treino da mente. Assistir pessoas praticando Taijiquan é um grande prazer para a mente.

4- Mostre o ritmo do Taijiquan. O lento e o rápido, o suave e o duro, o abrir e o fechar, o retorcer-se e o girar de todo o corpo, etc, são estruturas básicas do Taijiquan. Elas trabalham com harmonia para mostrar a graciosidade do Taijiquan, o qual às vezes parece um dragão voando ou uma serpente deslizando, e outras vezes é como nuvens flutuando ou riachos correndo. Diz o ditado:-“O corpo todo parece tão suave e sem ossos, mas uma vez que a energia esteja livre, qualquer parte do corpo pode ser usada como uma mão para atacar”, é um excelente exemplo deste tipo de ritmo.


VI- CONSISTÊNCIA DA TEORIA DO TAIJI

Você deve aprender a teoria básica do Taiji e usá-la como um guia para sua prática, de modo que cada movimento satisfaça exigências da filosofia do Taiji. Certamente ajudaria se você tivesse um conhecimento de:

1- A afinidade entre a teoria do Taiji e a filosofia tradicional chinesa.

2- Medicina tradicional chinesa,especialmente a parte dos caminhos da energia no corpo humano, de modo que você pode entender como a energia flui.

3- A relação entre Taiji e saúde.

4- Física, que ajudará você a entender melhor a força interna e a aplicação das artes marciais.

5- Os clássicos de Taiji. Estude isso cuidadosamente de modo que sua forma esteja correta e consistente com a teoria falada nos clássicos de Taiji.

A experiência nos diz que aqueles que entendem a teoria do Taiji e podem colocá-la em prática, aprendem Taijiquan muito mais rapidamente que os outros. A teoria ajuda as pessoas a entenderem como o Taiji funciona e proporciona-lhes uma maneira de aprender por eles próprios.Bons professores devem ensinar a teoria do Taiji e mostrar como isso é aplicado na Forma do Taiji e no Tui Shou, de modo que seus alunos possam continuar a aprender por si mesmos.

O PROCESSO DO TREINO DE TAIJIQUAN

Isso significa na essência, o processo de constantemente corrigir e refinar sua Forma de Taiji para elevá-la a um nível mais elevado. Envolve o seguinte:

I- O instrutor ensina a Forma em partes, e os estudantes aprendem a copiar cuidadosamente. Meu professor, Mestre Chen-Zhao-Kui quando dá aulas particulares, sempre pergunta a seus alunos:-“Você quer aprender Taijiquan rapidamente ou prefere aprender com mais detalhes?” Na verdade, aprender Taijiquan pode ser mais rápido ou mais lento, e ele pode ser um esboço ou entrar em detalhes.

Se o instrutor pode descrever e demonstrar os movimentos claramente corretos do início, e os estudantes aprendem cuidadosamente, então isso pode levar tempo, digo, mais do que um ano para aprender a Forma toda. Mas o processo todo de aprendizado é mais rápido. Além disso, quando praticar a Forma, tente faze-la vagarosamente.Exceto quando fizer “Fajing”, que exige que você se mova rápido, pratique sua Forma vagarosamente, lenta, mas não interrompida ou sem vida. “Forma lenta mais movimentos baixos”, podem produzir resultados mais rápidos.

Chen Pin-San disse: -“Quando você tem que ser rápido você deve ser mais rápido do que seu oponente; quando você necessita ser lento, deve ser mais lento que seu oponente.” Isso explica porque praticar a Forma lentamente é também importante.

II- O instrutor freqüentemente corrige a Forma do estudante; e os estudantes treinam cuidadosamente. Um bom professor produz bons estudantes. A direção de seu professor e o apoio de seus companheiros estudantes são indispensáveis. Seu próprio esforço é também importante. Você deve estar determinado a melhorar.

Cada vez que você pratica a Forma, tente descobrir o que precisa ser melhorado. Até a menor correção e aperfeiçoamento conta. Certamente ajuda se você puder sentir que tem melhor compreensão da Forma do Taiji, ou sentir que você chegou num outro nível cada vez que você treina.Em outras palavras, você deve treinar duro e treinar bem e melhorar a cada vez.

III- A Forma do Taiji deve ser a essência do seu treino diário; Tui Shou, movimentos isolados e exercícios de treino de poder são suplementares. Pratique a Forma do Taiji diariamente de modo que você possa ganhar o máximo de benefícios da prática: saúde, auto-defesa e como apreciação da arte. As outras partes de seu treino podem ser feitas alternadamente.

IV- Caminho e tempo são fórmulas para alcançar as 6 características. Tudo o que estive falando acima é o trabalho de base do Taijiquan. Das 6 características, a 1ª- (Forma Correta) é o ponto inicial e deve ser tratada primeiro. Assim, você pode treinar para obter as outras no seu próprio passo.

Não há necessidade de seguir a ordem exata como a descrita acima. Mas, para ser bom na Forma do Taiji, você tem que realmente treinar duro por 3 anos, praticando de 3 a 5 horas por dia. Depende também de sua inteligência, paciência e da orientação de seu professor.

Uma vez que tenha conseguido a base, você decide se quer construir um edifício de 10 andares, um de 20 andares, ou um arranhacéu.


Tradução Teresa Adada Sell




____________________________________________________________________
-------------------------------------------------------------------------------------------------




A Importância de Alcançar o SONG
Trechos do artigo de Tu- Ky Lam



“Song” (pronunciado como Sown), é a chave para dominar Taijiquan, e acredite ou não, algumas pessoas depois de praticarem Taijiquan por 10, 20 anos, ainda não são “Song”, o que significa que elas estão fora desta surpreendente arte marcial chinesa.

Na língua inglesa não há equivalente para a expressão “Song”, que significa: relaxamento sem o uso da força bruta, e principalmente alongar e soltar todos os músculos e juntas do corpo, etc. Pode-se dizer se um praticante é Song ou não somente testando-o na competição de Tui-Shou ou Boxe livre.

Muitas pessoas parecem muito Song quando fazem a Forma de Taiji, mas elas realmente não são se perderem o equilíbrio cada vez que seus oponentes empurrarem ou aplicarem outras técnicas de Tui- Shou.

Benefícios de ser “Song”

Se você é realmente Song, quando seu oponente arremessa um soco, dá um pontapé ou um empurrão, você será capaz de desviar facilmente, ao invés de ser surpreendido. Isto porque todas as suas articulações estão soltas e sua força interna está sempre presente onde sua mente está, através de uma boa coordenação do corpo todo.

Você está tão relaxado que pode sentir o próximo movimento de seu oponente, uma vez que os braços dele estão em contato com os seus. Você será capaz de seguir- nem resistir, nem fugir, mas neutralizar e contra-atacar ao mesmo tempo.


Como Ser Song

Não Fazer confusão entre Song e relaxamento. Song indica uma habilidade do praticante, assim que ele começa a mudar para um nível mais alto. Ele está relaxado, alerta (capaz de seguir), ágil (capaz de mover-se rápido), forte ( “como ferro embrulhado em algodão”, assim citado por Yang Chen Fu), e seguro (de sua habilidade).

Song é o resultado de milhares de horas de treino (correto). Ele não vem da imaginação ou de sonhos. Relaxamento é a base de Song. Envolve relaxar a mente e todo o corpo. Por esta razão, quando nós praticamos as seqüências de Taiji, nós temos que suspender o topo da cabeça, afundar a cintura ( para soltar e alongar as vértebras de nosso pescoço e espinha dorsal), abaixar nossos ombros e cotovelos (para soltar e alongar os braços), dobrar os joelhos e manter a parte interna das coxas solta e arredondada (para soltar e alongar as pernas).


Shen Jia –Zeng, um dos mestres dos estudantes mais antigos do Chen Zhaokui’s escreveu no livro “Chen Shi Taijiquan” do qual foi co-autor com Gu Liuxing, que o alongamento das juntas do corpo pode produzir “Peng Jing”- ou poder interno e ele estava certo.

Meu professor no curso de correspondência, o grande mestre Ma Hong, disse em seu artigo sobre relaxamento no seu boletim informativo (Han Shou tong Xin), que relaxamento começa com a mente relaxada. O ponto crucial está em soltar as articulações dos ombros e dos quadris. Uma vez que essas “quatro grandes partes” estejam soltas, você está no caminho de Song. Ele recomendava praticar a sequência de Taiji na postura baixa e rigorosamente ligado à regra de fazer cada movimento com a cintura em cooperação do “Dantian.”

“Se a cintura não se move, seus braços não devem se mover. Se o interno (Dantian), não se move, o externo (corpo) não deve se mover.” Na minha prática eu movo sempre primeiro a cintura e o Dantian, antes dos braços.

Não devemos subestimar o treino da postura baixa. Ela é difícil para as pernas, mas ela solta as juntas dos quadris muito mais rápido do que a postura alta, e diminui o tempo para chegar ao Song. Isto também nos dá um forte poder interno. De minha própria experiência eu me torno Song quando as juntas dos meus quadris estão soltas.

Contrariamente à crença de algumas pessoas de que o Taijiquan pede o uso da mente e não da força, o poder interno é absolutamente necessário para os praticantes de Taiji. No Tui Shou ou na luta livre, sem poder interno é muito difícil senão impossível vencer uma disputa.

O poder interno pode ser alcançado através da prática das Formas de Taiji, fazendo exercícios de treino de poder tais como: praticar o estilo longo ( da gan), bastão curto de Taiji, bola de Taiji, Taiji -Qi Gong (estilos Chen, Bai Ba Qi Gong Zhuan), etc.

Os exercícios de treino de poder, representam um papel importante, ajudando um praticante a ser Song, dando-lhe forte poder interno. Nós devemos reservar pelo menos um terço de nosso treino para fazer exercícios de aumento de poder.

Se você treina duro as Formas de Taiji e treino de poder, eu duvido que não fará Tui Shou para testar o resultado de seu treinamento.

Na prática de Tui Shou, toda sua fragilidade, como usar a força bruta sem “Peng Jing” (formas caídas), erguer os ombros e cotovelos, resistência ( Ding Jing), e escapar (Diu Jing) , será exposta. Naturalmente que sua força também será demonstrada.


Gaste no mínimo duas horas por semana fazendo Tui Shou com companheiros estudantes ou colegas de treino. Trabalhe duro nas quatro principais partes do Tui Shou: desviar, retroceder, pressionar e empurrar. Então, um dia, repentinamente descobrirá que as juntas dos seus quadris estão soltas e você a caminho de ser Song. Este momento é uma experiência excitante a qual só quem passou por ela pode entender. De agora em diante você pode mudar para um nível mais alto do treino de Taiji: treino livre. Você está no caminho para ensinar Taijiquan.


Conclusão

Eu gostaria de realçar que a chave para Song está nas articulações dos quadris. Ma Hong dizia que, uma vez que as juntas dos quadris estejam soltas, as juntas dos ombros e outras as seguirão em conjunto.

Os clássicos de Taiji dizem: “A principal coisa é que cada movimento deve ser conduzido do peito e da cintura.” Eles dizem também, que se há alguma deficiência, a solução deve ser descoberta na cintura e nas pernas.

Você pode se perguntar quanto tempo levará para chegar a Song. Eu penso que é em torno de 10 anos se você praticar Formas de Taiji, exercícios de treino de poder, e Tui Shou uma hora por dia. Levará 5 anos se você praticar 2 horas por dia. Algumas pessoas podem levar mais tempo para ser Song enquanto outras demoram menos tempo.

Tradução -Teresa Adada Sell




___________________________________________________________________
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Chan Si Gong - Silk-Reeling Exercises

Chan Si Gong, or Silk-Reeling Exercises, found in the Chen style of Taijiquan consist of spiral movements combined with the internal flow of qi and the external motion of rotation. These exercises help to open the eight channels, improve the yin and yang balance of the body, and to smooth the flow of blood. They internally help the mind to lead the qi and externally help strengthen the body.


1. Zhan Zhuang - Standing Post

2. Zheng Mian Chan Si - Front Spiral Single Arm Reeling Silk

3. Heng Kai Bu - Front Spiral Single Arm with Side Stepping Reeling Silk

4. Shuang Shou Chan Si - Double Hands Reeling Silk

5. Qian Jin Bu - Double Hand Reeling Silk with Stepping

6. Hui Tui Bu - Backward Stepping, Left and Right

7. Chuan Zhan Chan Si - Direct (Nonspiralling) Reeling Silk

8. Ce Mein Chan Si - Side Spiral Single Arm Reeling Silk

9. Dan Shou Xiao Chan Si - Single Hand Small Reeling Silk (Both Directions)

10. Shuan Shou Xiao Chan Si - Double Hand Small Reeling Silk (Both Directions)

11. Tui Bu Chan Si - Leg Reeling Silk (Both Directions)

Estilo Chen 19 Movimentos





- 19 movimentos 十九式: O Formulário Chen 19 foi criado pelo Grandmaster Chen Xiaowang em 1995, a pedido de muitos estudantes de todo o mundo. Existem quatro seções no formulário. O formulário vai da direita para a esquerda quatro vezes. Os princípios são baseados no Estilo Chen Laojia (Old Frame), Xinjia (New Frame) e no Xiaojia (Small Frame). Os princípios devem ser claros e, em seguida, aplicados a todas as 19 posturas do formulário. É uma forma de nível de entrada fácil para iniciantes aprender. Foi projetado para pessoas modernas que têm pouco tempo para praticar uma forma mais longa.

Forma de 19 Movimentos do Tài Jí Quán da Família Chén

十九式
Shí jiǔ shì 

Primeira Parte

1. Preparação da Forma  預備式 Yù bèi shì
2. O Guardião de Buda Sai do Templo  金剛出廟 Jīn gāng chū miào
3. Vestir o Casaco com Preguiça  懶扎衣 Lǎn zhā yī
4. Avançar e Caminhar Diagonalmente  上步斜行 Shàng bù xié xíng
5. Avançar Três Passos  上三步 Shàng sān bù
6. Punho com a Mão Oculta (Esquerda)  左掩手肱拳 Zuǒ yǎn shǒu gōng quán
7. Empurrar com Duas Mãos  雙推手 Shuāng tuī shǒu
8. Retroceder Girando os Braços   倒卷肱 Dào juǎn gōng
9. Girar Pelas Costas  閃通背 Shǎn tōng bèi
10. Punho com a Mão Oculta (Direita)   右掩手肱拳 Yòu yǎn shǒu gōng quán
11. Seis Selos e Quatro Bloqueios   六封四閉 Liù fēng sì bì
12. Movimentar as Mãos   運手 Yùn shǒu
13. Golpear o Cavalo do Alto   高探馬 Gāo tàn mǎ
14. Patada com o Calcanhar Direito   右蹬一跟 Yòu dèng yī gēn
15.  Patada com o Calcanhar Esquerdo  左蹬一跟 Zuǒ dèng yī gēn
16. Dividir as Crinas do Cavalo   野馬分鬃 Yě mǎ fēn zōng
17. A Rapariga de Jade Trabalha na Lanzadeira  玉女穿梭 Yù nǚ chuān suō
18. O Guardião de Buda Bate o Morteiro  金剛搗碓 Jīn gāng dǎo duì
19. Reunir a Força   收勢 Shōu shì




 19 FORMULÁRIO DE MOVIMENTO




(The Chen 19 Form was created by Grandmaster Chen Xiaowang in 1995 at the request of many students from around the world. There are four sections in the form. The form goes from right to left four times. The principles are based on the Chen Style Laojia (Old Frame), Xinjia (New Frame), and the Xiaojia (Small Frame). The principles must be clear and then applied to all the 19 Form postures. It is an easy entry level form for beginners to learn. It was designed for modern people who have little time to practice a longer form).


First Section:

1. Yu bei shi ( Beginning the form)

2. Jin gang chu miao (Buddhas warrior attendant pounds mortar)

3. Lan zha yi (Lazy about tying coat)

4. Shang bu xie xing (Stepping by walking obliquely)

5. Shan san bu (Stepping three steps)

6. Zou yan shou hong quan (Hidden hand punch, left)

7. Shuang tui shou (Double pushing hands)

Second Section:

8. Dao juan hong (Whirling upper arms)

9. Shan tong bei (Flashing the back)

10. You yan shou hong quan ( Hidden hand punch, right)

11. Liu feng si bi (Six sealings, four closing)

Third Section:

12. Yun shou (Cloud hands)

13. Gao tan ma (High pat on horse)

14. You deng yi gen (Kick with heel, right)

15. Zou deng yi gen (Kick with heel, left)

Fourth Section:

16. Ye ma fen zong (Part wild horse's mane)

17. Yu nu chuan suo (Jade maiden works shuttles)

18. Jin gang dao zhui (Buddha's warrior attendant pounds mortar)

19. Shou shi (Closing)





___________________________________________________
-------------------------------------------------------------------------


The Chen Style 38 Movement Form

38 Movement Form

The Chen Style 38 Form was created by Chen Xiaowang from the
Laojia Yi lu (Old Frame - 75 movement form) and Xinjia Yi lu
(New Frame - 83 movement form). Master Chen deleted repeated
movements and simplified a few difficult movements from Laojia Yi lu
and Xinjia Yi lu, while preserving the characteristics of traditional Chen
Style Taijiquan.


1. Yu Bei Shi - Preparing the Form

2. Jin Gang Dao Dui - Buddha's Warrior Attendant Pounds Mortar

3. Bai He Liang Chi - The White Crane Spreads Its Wings

4. Shang San Bu - Stepping Forward Three Steps

5. Xie Xing - Walking Obliquely

6. Lou Xi - Brush Knee

7. Qian Tang Ao Bu - Wade Forward Twist Step on Both Sides

8. Yan Shou Hong Quan - The Fist of Covering Hand and Arm

9. Pie Shen Quan - The Punch of Draping Over Body

10. Shuang Tui Shou - Push with Both Hands

11. San Huan Zhang - Change Palms Three Times

12. Zhou Di Chuan - Fist Under Elbow

13. Dao Juan Hong - Step Back and Whirl Arms on Both Sides

14. Tui Bu Ya Zhou - Step Back and Press Elbow

15. Bai She Tu Xin - Beast Head Pose

16. Shan Tong Bei - Flash the Back

17. Qian Tang Ao Bu - Wade Forward and Twist Step on Both Sides

18. Qing Long Chu Shi - Green Dragon Comes Out of Water

19. Ji Di Chui - Punch of Hitting the Ground

20. Ti Er Qi - Double Raise Foot

21. Hu Xin Quan - The Fist of Protecting Heart

22. Qian Zhao - Forward Trick

23. Hou Zhao - Backward Trick

24. You Deng Yi Gen - Kick with Right Heel

25. Zuo Deng Yi Gen - Kick with Left Heel

26. Yu Nu Chuan Shuo - Jade Girl Works the Shuttles

27. Lan Zha Yi - Lazy About Tying the Coat

28. Liu Feng Si Bi - Six Sealing and Four Closings

29. Dan Bian - Single Whip

30. Que Di Long - The Dragon on the Ground

31. Shan Bu Qi Xing - Step Forward with Seven Stars

32. Xiao Qin Da - Small Catching and Hitting

33. Yun Shou - Wave Hands Like Clouds

34. Gao Tan Ma - High Pat On Horse

35. Shuang Bai Lian - Double Wave Lotus

36. Dang Tou Pao - The Cannon Right Overhead

37. Jin Gang Dao Dui - Buddha's Warrior Attendant Pounds Mortar

38. Tai Ji Shou Si - Closing Taiji Form

_________________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------




Chen Style Laojia Yilu - Old Frame, First Form




Chen Style Laojia Yilu - Old Frame, First Form (陈氏 太极 老架 一路)

Laojia Yilu is the parent form for the other major Taijiquan styles (such as the Yang and Wu). This form contains fast and slow movements and features the silk reeling quality the Chen style Taiji is noted as containing. The movements of Laojia Yilu are large and extended and contain more softness and less firmness.

Laojia Yilu is an important conditioning and training method in Chen style Taijiquan and is therefore usually studied before learning other forms.


First Section:

1. Yu Bei Shi - Preparing the Form

2. Jin Gung Dao Dui - Buddha's Warrior Attendant Pounds Mortar

3. Lan Zha Yi - Lazy About Tying the Coat

4. Liu Feng Si Bi - Six Sealings and Four Closings

5. Dan Bian - Single Whip

6. Jin Gung Dao Dui - Buddha's Warrior Attendant Pounds Mortar

7. Bai He Liang Chi - The White Crane Spreads its Wings

8. Xie Xing - Walking Obliquely

9. Lou Xi - Brush Knee

10. Shang San Bu - Stepping Forward Three Steps

11. Xie Xing - Walking Obliquely

12. Lou Xi - Brush Knee

13. Shang San Bu - Stepping Forward Three Steps

14. Yan Shou Gong Quan - The Fist of Covering Hand and Arm

15. Jin Gung Dao Dui - Buddha's Warrior Attendant Pounds Mortar

16. Pie Shen Quan - The Punch of Draping over Body

17. Qin Lung Chu Shui - Blue Dragon Comes out of Water

18. Shuang Tui Shou - Push with Both Hands



Second Section:


19. Zhou Di Kan Quan - Fist Under Elbow

20. Dao Juan Gong - Step Back and Whirl Arms on Both Sides

21. Bai He Liang Chi - The White Crane Spreads its Wings

22. Xie Xing - Walking Obliquely

23. Shan Tong Bei - Flash the Back

24. Yan Shou Gong Quan - The Fist of Covering Hand and Arm

25. Liu Feng Shi Bi - Six Sealings and Four Closings

26. Dan Bian - Single Whip

27. Yun Shou - Wave Hands like Clouds

28. Gao Tan Ma - High Pat on Horse

29. You Tsa Jiao - Rub with Right Foot

30. Zuo Tsa Jiao - Rub with Left Foot

31. Zuo Deng Yi Gen - Kick with Left Heel

32. Shang San Bu - Advance Three Steps Forward

33. Zhi Di Quan - Punch the Ground

34. Ti Er Qi - Turn Body Round and Double Kick

35. Hu Xing Quan - Protect the Heart Fist

36. Xuan Feng Jiao - Tornado Kick

37. You Deng Yi Gen - Kick with Right Heel

38. Yan Shou Gong Quan - The Fist of Covering Hand and Arm


Third Section:

39. Xiao Qin Da - Small Catching and Hitting

40. Bao Tou Tui Shan - Cover Head and Push Mountain

41. Liu Feng Si Bi - Six Sealings and Four Closings

42. Dan Bien - Single Whip

43. Qian Zhao - Forward Trick

44. Hou Zhao - Backward Trick

45. Ye Ma Fen Zhong - Part Wild Horse's Mane

46. Liu Feng Si Bi - Six Sealings and Four Closings

47. Dan Bien - Single Whip

48. Yu Nu Chuan Shouo - Jade Girl Works at Shuttles

49. Lan Zha Yi - Lazy About Tying Coat

50. Liu Feng Si Bi - Six Sealings and Four Closings

51. Dan Bien - Single Whip

52. Yun Shou - Wave Hands like Clouds

53. Shuang Bai Lian - Waving Double Lotus

54. Die Jiao Da Cha - Shake Foot and Stretch Down

55. Jin Ji Du Li - Golden Cock Stands on Left and Right Foot


Fourth Section:

56. Dao Juan Gong - Step Back and Whirl Arms on Both Sides

57. Bai He Liang Chi - The White Crane Spreads its Wings

58. Xie Xing - Walking Obliquely

59. Shan Tong Bei - Flash the Back

60. Yan Shou Hong Quan - The Fist of Covering Hand and Arm

61. Liu Feng Si Bi - Six Sealings and Four Closings

62. Dan Bien - Single Whip

63. Yun Shou - Wave Hands like Clouds

64. Gao Tan Ma - High Pat on Horse

65. Shi Zhi Jiao - Waving Lotus

66. Zhi Dang Chui - Punch the Crotch

67. Yuan Hou Xian Guo - White Ape Offers Fruit

68. Dan Bien - Single Whip

69. Que Di Long - Sparrow Dashes Earth Dragon

70. Shang Bu Qi Xing - Step up to Seven Stars

71. Xia Bu Kua Hu - Step Back and Mount the Tiger

72. Zhuan Shen Shuang Bai Lian - Turn Body and Double Wave Lotus

73. Dang Tou Pao - The Cannon Right Overhead

74. Jing Gang Dao Zhui - Buddha's Warrior Attendant Pounds Mortar

75. Tai Ji Shou Si - Closing Tai Ji Form




__________________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------




Laojia Erlu (Old Frame, Second Form)


Laojia Erlu (Old Frame Second Form) is often called Cannon Fist. Erlu is a more complicated form with more firmness and less softness than Laojia Yilu. This form emphasizes swiftness, hardness, high jumping and low sweeping, and rapid releases of power.



section I

1. Yu Bei Shi - Preparing the Form

2. Jin Gang Dao Dui - Buddah's Warrior Attendant Pounds Mortar

3. Lan Zha Yi - Lazy About Tying the Coat

4. Liu Feng Si Bi - Six Sealing and Four Closings

5. Dan Bian - Single Whip

6. Hu Xin Quan - Protect the Heart Fist

7. Xue Xing - Walking Obliquely

8. Huei Tou Jin Gang Dao Dui - Buddah's Warrior Attendant Turns Around and Pounds Mortar

9. Pie Shen Quan - Striking Down by Twisting Body Obliquely

10. Zhi Dang - Pointing to the Crotch

11. Zhan Shou - Chopping Hand

12. Fan Hua Wu Xiou - Overturning Flowers and Waving Sleeves

13. Yan Shou Gong Quan - Striking with Concealed Fist



section 2

14. Yao Lan Zhou - Dragging the Waist and Hitting with the Elbow

15. Da Gong Quan Xiao Gong Quan - Waving Hands

16. Yu Nu Chuan Suo - Fair Lady Works the Shuttles

17. Dao Qi Long - Riding Dragon Backwards

18. Yan Shou Gong Quan - Striking with Concealed Fist

19. Guo Bian Pao - Wrapping Fire Crackers

20. Shou Tou Shi - Beast Head Pose

21. Pi Jia Zi - Wearing a Frame

22. Fan Hua Wu Xiou - Overturning Flowers and Waving Sleeves

23. Yan Shou Gong Quan - Striking with Concealed Fist



section 3

24. Fu Hu - Subduing the Tiger

25. Mo Mei Gong - Wipe the Brow Palms

26. Huang Long San Jiao Shui - Yellow Dragon Stirs the Water Three Times

27. Zuo Chong - Left Thrust Kick

28. You Chong - Right Thrust Kick

29. Yan Shou Gong Quan - Striking with Concealed Fist

30. Sao Tang Tui - Sweeping Legs

31. Yan Shou Gong Quan - Striking with Concealed Fist

32. Quan Pao Chui - The Whole Cannon Fist

33. Yang Shou Gong Quan - Striking with Concealed Fist



section 4

34. Duo Er Gong - Double Forearm Punches

35. Zuo Er Gong You Er Gong - Left and Right Forearm Punches

36. Hui Tou Dang Men Pao - Turning Around Forearm Punches

37. Wo Di Da Zhuo Pao - Punches under the Armpits

38. Yao Lan Zhou - Dragging the Waist and Hitting with the Elbow

39. Shun Lan Zhou - Hitting with Elbow

40. Wo di Pao - Side Lower Punch

41. Hui Tou Jing Lan Zhi Ru - Turning Around Elbows

42. Jin Gong Dao Dui - Buddah's Warrior Attendant Pounds the Mortar

43. Shou Shi - Closing the Form


___________________________________________________________________________________
-----------------------------------------------------------------------------------




Chenjiagou 5-methods of Push-Hands

There are five methods of push hands in the Chen style Taijiquan. The thirteen basic manipulations of push hands (Tui Shou) in Taijiquan are:

1. peng - ward off, 2. lu - roll back, 3. ji - press, 4. an - push, 5. tsai - pluck, 6. lieh - split, 7. zhou - elbow, 8. kao - lean.

The first four are called four straight direction manipulations. The second four are called the four diagonal manipulations. Only after the proper foundation of the forms of Chen style should the practice of push hands begin. The purpose of push hands is to test your knowledge of the form utilizing a partner. It should be started with single hand exercises and advance step by step to more difficult routines. The key point for beginners is to maintain balance, center, lightness, and relaxation.

1a. Dan Tui Shou - Single Hand Push Hands

1b. Wan Hua - Curving as Flowers Push Hands

2. Ding Bu - Stationary Stance Push Hands

3. Huo Bu - Moving Stance Push Hands

4. Da Lu - Big Pull Push Hands

5. Hua Jiao Bu - Flower Pattern Stance Push Hands




____________________________________________________________________________________
------------------------------------------------------------------------------------






Chenjiagou Jian form - The Chen Village Sword Form


The Chen Village Sword Form is a beautiful and elegant weapon form. It helps develop the unusual silk reeling quality used in the Chen style Taijiquan. Because this weapon is light, the footwork emphasized is light, fast, and nimble.

Techniques found in the routine include "Zha" (downward thrust), "Dian" (pointing with a flick of the wrist), "Mo" (cutting levelly or obliquely upward), "Pi" (chop), "Ci" ( thrust levelly or upward), "Tiao" (split from bottom to top), "Li" (split from top to bottom), and "Tui Tuo" (pushing away and lifting).


section 1

1. Yu Bei Shi - preparation form

2. Tai Ji Jian Chu Shi - Tai Ji Single Sword Opening

3. Chao Yang Jian - Homage to the Sun

4. Xian Ren Zhi Lu - The Immortal Points the Way

5. Qing Long Chu Shei - The Blue Dragon Comes Out of the Water

6. Hu Xi Jian - Protect the Heart

7. Bi Men Shi - Close the Door

8. Qing Long Chu Shei - The Blue Dragon Comes Out of the Water

9. Fan Shen Xia Pi Jian - Turn Around and Chop Downward

10. Qing Long Zhuan Shen - The Blue Dragon Turns Over

11. Xie Fei Shi - Slant Flying

12. Zhan Chi Dian Tou - Spread the Wings, Nod the Head


section 2

13. Bo Cao Xun She - Pull the Grass in Search of the Snake

14. Jin Ji Du Li - The Golden Cock Stands Alone

15. Xian Ren Zhi Lu - The Immortal Points the Way

16. Gan Lan Shi - Cover and Block

17. Gu Shu Pan Gen - The Ancient Tree Entwines Its Roots

18. E Hu Pu Shi - The Hungry Tiger Attacks for Food

19. Qing Long Bai Wei - The Blue Dragon Sways Its Tail

20. Dao Juan Hong - Turn the Arm Backwards

21. Ye Ma Tiao Jian - The Wild Horse Leaps Over the Brook

22. Bai She Tu Xin - The White Snake Thrusts Its Tongue

23. Wu Long Bai Wei - The Black Dragon Sways Its Tail

24. Zhong Kui Zhang Jian - Zhong Kwei Wields the Sword

25. Luo Han Xiang Long - The Arahat Subdues the Dragon

26. Hei Xiong Fan Bei - The Black Bear Rolls Over Its Back


section 3

27. Yan Zi Zhuo Ni - The Swallow Pecks the Soil

28. Bai She Tu Xin - The White Snake Thrusts Its Tongue

29. Xie Fei Shi - Slant Flying

30. Ying Xiong Dou Zhi - The Eagle and the Bear Vie with Their Wits

31. Yan Zi Zhuo Ni - The Swallow Pecks the Soil

32. Zhai Xing Huan Dou - Pluck the Stars and Change the Constellations

33. Zhai Di Lao Yue - Scoop Up the Moon from the Bottom of the Sea

34. Xian Ren Zhi Lu

35. Feng Huang Dian Tou - The Phoenix Nods Its Head

36. Yan Zi Zhou Ni - The Swallow Pecks the Soil

37. Bai She Tu Xin - The White Snake Thrusts Its Tongue



section 4

38. Xie Fei Shi - Slant Flying

39. Zuo Tuo Qian Jin - The Left Side Holds Up a Thousand Pounds

40. You Tuo Qian jin - The Right Side Holds Up a Thousand Pounds

41. Yan Zi Zhuo ni - The Swallow Pecks the Soil

42. Bai Yuan Xian Guo - The White Ape Offers Fruits

43. Luo Hua Shi - The Falling Flowers

44. Shang Xia Xie Ci - Thrust Slantwise Up and Down

45. Xie Fei Shi - Slant Flying

46. Na Zha Tan Hai - Na Zha Explores the Sea

47. Guai Mang Fan Shen - The Monstrous Serpent Turns Over

48. Wei Tuo Xian Chu - Wei Tuo Offers the Pestle

49. Mo Pan Jian - Grinding Disk Sword

50. Shou Shi - Closing the Form





_______________________________________________________________
------------------------------------------------------------------------------------------


Chen Family Tai Ji Broad Sword

Laojia Chen style Taijiquan features one major broad sword (knife) form,
consisting of 23 postures.
The 13 techniques found in the form include chopping, chopping with the back,
crossing, cutting, dodging, flicking, hanging, intercepting,
lifting, piercing, splitting, sweeping, and ward-off.
It stresses the coordination of hands, eyes, body and footwork.
Originally, the form comprised of 14 postures, and
was expanded to 23 by the noted Master Chen Zhao Pei in the 1930s.





Chen Family Tai Ji Broad Sword



1. Preparatory form

2. Protect the heart

3. Green dragon out of the water

4. Wind blows flowers

5. White cloud covers roof

6. Black tiger searches mountain

7. Su Chin carries the sword on his back

8. Golden rooster stands on one leg

9. Rolling away from the wind

10. Waist chops at white snake

11. Sun revolves three cycles

12. Move the clouds to see the sun

13. Grass hides the snake (Left)

14. Grass hides the snake (Right)

15. Green dragon out of water

16. Wind blows flowers

17. Wild goose opens wings

18. Ferocious dragon searches the ocean

19. Left rolling body chopping

20. Right rolling body chopping

21. White snake spits tongue

22. Embrace the moon

23. Conclusion


_______________________________________________________________